08 Dicas de como Escolher Produto Perfeito para Vender Online

08 Dicas de como Escolher Produto Perfeito para Vender Online

produto perfeito para vender Online  nem sempre é aquele do qual você mais gosta.

Para que um produto seja ideal para vender online, ele precisa reunir certas características.

Não basta ser o produto preferido do lojista, ter um preço competitivo ou mesmo ser o

campeão de vendas da loja física.

Vamos falar nesse artigo sobre 08 Dicas de como Escolher Produto Perfeito para Vender Online. Bora?

Para já, não se desespere caso seu produto não reúna todas as características que serão citadas aqui.

Na verdade, é muito difícil que isso aconteça.

Produto Perfeito para Vender Online

É importante observar, como dizemos em vários artigos escritos aqui, que as vendas online são um mundo à parte,

e talvez o seu campeão de vendas no mundo físico não seja o melhor candidato no mundo online. Vejamos então o que faz um produto ser perfeito para vender online:

1- Nicho de mercado bem definido

Foque em um nicho de mercado que seja suficientemente grande para ter pesquisas online, mas não tão grande a ponto de ter que competir com gigantes do setor pelos termos chaves nas campanhas de anúncios pagos.

Por exemplo: segmento de beleza, dentro dele escolha um nicho como o de maquiagem, e ainda mais específico como “maquiagem para pele negra”.

Utilize ferramentas como o Google Keywords Planner ou o Uber Suggest para buscar as palavras-chave para seu produto, e verifique a quantidade de buscas que há por mês. Um produto perfeito para vender online deve ter buscas mensais suficientes para o investimento nele.

2- Evite produtos sazonais

É sabido que moda e acessórios é uma categoria com grandes volumes de vendas, mas também com imensas perdas, já que a cada estação coleções novas tem de ser criadas e vendidas.

Se puder, opte por produtos que sejam vendidos em qualquer época do ano e que não tenham tanta rotatividade de coleção.

3- Não ser perecível

Os produtos perecíveis, como alimentos por exemplo, são fáceis de vender e tem reposição rápida, mas são difíceis de armazenar e transportar, e corre-se o risco de perder estoque por conta do prazo de validade ou armazenagem incorreta.

Normalmente produtos perecíveis tem pouco valor agregado (normalmente!), e acabam sendo vantajosos somente nas vendas em grandes quantidades.

4- Dê preferência por produtos que sejam pequenos e leves

Sim, no Brasil os transportes e a logística em si são uma enorme dor de cabeça ao lojista online, embora o setor esteja crescendo e melhorando.

Não será a “salvação da lavoura” por si só, mas optar por produtos que sejam pequenos e leves torna o transporte muito mais barato e até mesmo mais fácil de gerir.

5- Produto que tenha valor percebido pelo cliente

Não basta só ter qualidade, isso é item básico. Seu produto precisa ter valor atribuído, o cliente deve perceber esse valor para pagar o preço de venda que você deseja.

Como fazer isso?

Bom, ele precisa ter uma excelente qualidade, e isso precisa ser mostrado em fotos e vídeos. Precisa ter uma descrição extremamente bem feita, e claro, reviews positivos dos clientes que comprarem ajuda muito. Você pode ter o produto perfeito para vender, mas se o cliente não conseguir enxergar isso, será em vão.

O valor que o cliente percebe vai além do item em si, mas leva em conta a comunicação da marca, seu engajamento e atendimento com os clientes, sua proposta de valor. É isso tudo que faz o cliente decidir por comprar ou não.

6- Produto exclusivo

O produto é exclusivo da sua marca?

Vender multimarcas parece ser o caminho mais rápido e fácil, mas pense um pouco a respeito. Quando você tem o mesmo produto que milhares de lojistas online, como fará para se destacar? Muitos e-commerces acabam na briga por preço, e isso pode tornar negócios em empresas falidas.

Trace um objetivo claro desde o início, mesmo que comece vendendo produtos de outras marcas, tenha como estratégia ter a sua.

Nem sempre é preciso desenvolver um produto do zero para fazer a diferença no mercado, na maioria das vezes é um produto existente que você pode modificar e colocar a sua marca. Pense a respeito!

7- Markup mínimo de 2 a 2,5%

O cálculo do markup serve para verificar se o preço de venda do seu produto cobre todas as despesas fixas e variáveis e tem lucro com a operação.

Ou seja, se você tem um produto que vende muito, mas o markup dele é menor do que 2%, cabe verificar se é vantajoso para sua empresa apostar nesse produto como preferido para as vendas online.

Veja também a possibilidade de aumentar o preço desse produto.

Afinal, de nada vale vender muito e não gerar lucro no final do mês…

8- Produto de vendas repetidas

O custo para adquirir um cliente online é muito maior do que para o manter, isso você já deve ter ouvido.

Esse custo se justifica se o seu cliente voltar a comprar de você. Não é fácil fidelizar um cliente, mas se tiver um produto de venda recorrente é mais fácil de acontecer.

Produtos específicos como medicamentos, tintura de cabelo, lentes de contato e tantos outros que são de reposição são bons exemplos.

Se puder criar uma espécie de clube de assinatura, funciona bem em muitos negócios.

Resumindo os fatos

Não é fácil escolher o produto perfeito para vender online, mas fazer essa análise compensa e muito. E sempre há a fase de testes, pois pode analisar todas essas dicas e achar que tem o produto campeão, mas no fim não vender. Por isso é muito importante a validação do produto para vender online.

Para vender é necessário investir em SEO e marketing pago, é tempo e dinheiro. Só investir sem antes analisar seus produtos dificilmente trará o resultado sonhado.

Todo produto ideal ele possui 03 características básicas:

01 – Solucionar um problema

02 – Facilitar o dia dia de quem está usando

03 – Gerar uma Transformação

Ex: O Ipod criado pelo Steve Jobs da Apple.

Veja também:

07 Ferramentas para criar Mapas de Calor no seu Site ou Blog

40 Sites Para Encontrar Vagas Home Office

Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Posts Recentes